Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Diplusodon glaziovii Koehne CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 21-09-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador: Daniel Maurenza de Oliveira

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Diplusodon glaziovii é um subarbusto com ocorrência restrita ao município de Diamantina (MG). Apenas um registro botânico é conhecido para a espécie, apresentando AOO de 4 km², o que a categoriza a espécie como "Criticamente em perigo" (CR). A região da Cadeia do Espinhaço tem como principais ameaças a expansão de áreas urbanas, a invasão de espécies exóticas e a incidência de queimadas. Tais ameaças submetem os Campos Rupestres ao declínio da qualidade do hábitat e identificam uma situação de ameaça à qual a espécie está sujeita.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Diplusodon glaziovii Koehne;

Família: Lythraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Diplusodon glaziovii é endêmica de Minas Gerais (Cavalcanti; Graham, 2012). Conhecida por somente três coletas, sendo apenas uma delas recente, é considerada rara devido à sua distribuição geográfica restrita (Cavalcanti; Noronha, 2009).

Ecologia

Subarbusto muito ramificado, glabro (Cavalcanti; Noronha, 2009), ocorrente em campos rupestres, sobre substrato areno-pedregoso (Cavalcanti, com. pess.)

Ameaças

1.4.2 Human settlement
Severidade high
Detalhes expansão urbana

1.5 Invasive alien species (directly impacting habitat)
Incidência local
Severidade high
Detalhes espécies exoticas

1.7 Fire
Severidade medium
Detalhes incendios

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Severidade high
Detalhes Os campos rupestres da Cadeia do Espinhaço sofreram no passado com oimpacto de atividades de mineração. Atualmente, são ameaçados devido à invasãopor espécies exóticas, à ocorrência de incêndios, e à expansão urbana (Rapiniet al., 2008).

Ações de conservação

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie foi contemplada pela criação de uma unidade de conservação (SNUC) na região de Diamantina (Cavalcanti, com. pess.).

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie é considerada "Criticamente em Perigo" (CR), segundo a Lista Vermelha Oficial do Brasil (MMA, 2008).

Referências

- CAVALCANTI, T.B.; GRAHAM, S. Lythraceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- CAVALCANTI, T.B.; NORONHA, S.E.GIULIETTI, A.M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M.J.G.; QUEIROZ, L.P.; SILVA, J.M.C. Lythraceae. Belo Horizonte: Conservação Internacional; Universidade Estadual de Feira de Santana, 2009. 243-251 p.

- RAPINI, A.; RIBEIRO, P.L.; LAMBERT, S.; PIRANI, J.R. A flora dos campos rupestres da Cadeia do Espinhaço. Megadiversidade, v. 4, n. 1-2, p. 16-24, 2008.

- CAVALCANTI, T.B. Comunicação pessoal da especialista botânica Taciana Barbosa Cavalcanti para o analista de dados Daniel Maurenza de Oliveira, pesquisador do CNCFlora.

Como citar

CNCFlora. Diplusodon glaziovii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Diplusodon glaziovii>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 21/09/2012 - 14:17:29